Motores brushed são motores com escova. Interface de 2 fios, barulhentos e não precisam de ESC.
Motores brushless são motores sem escova. Interface de 3 fios, silenciosos e precisam de ESC.
Motores Brushless Outrunner são motores elétricos sem escova e que a carcaça gira junto com o eixo central. Possuem alto torque e baixa velocidade (menos de 3000k/v em modelos top de linha).
Um das principais vantagem desse tipo de motores é que está pronto para voar, só encaixar a hélice,
a principal desvantagem é alto consumo de corrente.
Existem também motores brushless inrunner que também são sem escova e que somente o eixo central gira. O torque é baixo mas a velocidade é alta (mais de 5000k/v na maioria dos modelos).
A principal vantagem é o baixo consumo de corrente. E a desvantagem é a necessidade de uma caixa de engrenagem de redução para aumentar o torque e montar a hélice.
Os melhores locais para encontrar motores brushless de baixo custo são no Aliexpress e no DX.
Use a busca abaixo para encontrar ofertas de 4 motores por menos de R$70 no Aliexpress
http://www.aliexpress.com/w/wholesale-Brushless-Outrunner-Motor.html?SearchText=Brushless%2BOutrunner%2BMotor&CatId=0&shipCountry=br&initiative_id=AS_20140626044929&jump=kwref&SortType=total_tranpro_desc
Use a busca abaixo para encontrar ofertas de motores a menos de R$23 cada no DX
http://www.dx.com/s/Brushless%2bOutrunner%2bMotor?OrdersSort=down
Atenção: Cada motor foi projetado para um determinado esforço máximo, portanto sempre se deve utilizar uma hélice do tamanho adequado. Se a hélices exigirem mais esforço do que o máximo suportado pelo motor, pode haver sobreaquecimento e incêndio. Limite de temperatura é um fator importante, se o sobreaquecimento (overheat) for acima dos 90C os imãs permanentes podem se desfazer. Lembre-se também que acima dos 53C não se deve pegar nos motores pois pode causar queimaduras na pele dos dedos.
Motor brusshless outrunner: A2212/13T 1000Kv
Este é um dos motores mais populares do Aliexpress e DX.
Testando com hélices
[ref] http://www.flybrushless.com/motor/view/206
Motores brushless são motores sem escova. Interface de 3 fios, silenciosos e precisam de ESC.
A2212/13T Brushless motor Pequeno e potente, já sobreviveu a muito testes. |
Motores Brushless Outrunner são motores elétricos sem escova e que a carcaça gira junto com o eixo central. Possuem alto torque e baixa velocidade (menos de 3000k/v em modelos top de linha).
Um das principais vantagem desse tipo de motores é que está pronto para voar, só encaixar a hélice,
a principal desvantagem é alto consumo de corrente.
Existem também motores brushless inrunner que também são sem escova e que somente o eixo central gira. O torque é baixo mas a velocidade é alta (mais de 5000k/v na maioria dos modelos).
A principal vantagem é o baixo consumo de corrente. E a desvantagem é a necessidade de uma caixa de engrenagem de redução para aumentar o torque e montar a hélice.
Conhecido como | Escovas | Carcaça | Torque | Corrente consumida |
Brushed motor | Brushed (com) | Inrunner | Baixo (requer gearbox) | Baixa |
Coreless motor | Brushed (com) | Outrunner | Alto | Alta |
BLDC inrunner | Brushless (sem) | Inrunner | Baixo (requer gearbox) | Baixa |
BLDC outrunner | Brushless (sem) | Outrunner | Alto | Alta |
Os melhores locais para encontrar motores brushless de baixo custo são no Aliexpress e no DX.
Use a busca abaixo para encontrar ofertas de 4 motores por menos de R$70 no Aliexpress
http://www.aliexpress.com/w/wholesale-Brushless-Outrunner-Motor.html?SearchText=Brushless%2BOutrunner%2BMotor&CatId=0&shipCountry=br&initiative_id=AS_20140626044929&jump=kwref&SortType=total_tranpro_desc
Use a busca abaixo para encontrar ofertas de motores a menos de R$23 cada no DX
http://www.dx.com/s/Brushless%2bOutrunner%2bMotor?OrdersSort=down
Atenção: Cada motor foi projetado para um determinado esforço máximo, portanto sempre se deve utilizar uma hélice do tamanho adequado. Se a hélices exigirem mais esforço do que o máximo suportado pelo motor, pode haver sobreaquecimento e incêndio. Limite de temperatura é um fator importante, se o sobreaquecimento (overheat) for acima dos 90C os imãs permanentes podem se desfazer. Lembre-se também que acima dos 53C não se deve pegar nos motores pois pode causar queimaduras na pele dos dedos.
Motor brusshless outrunner: A2212/13T 1000Kv
Este é um dos motores mais populares do Aliexpress e DX.
Com hélices de 8x4 quatro motores A2212/13T podem levantar cerca de 2kg no máximo.
Para maximizar a vida da bateria o peso máximo deve ser de 900g.
Com hélices de 9x5 quatro motores A2212/13T podem levantar cerca de 2,5kg no máximo.
Para maximizar a vida da bateria o peso máximo deve ser de 1392g.
Datasheet do motor GWS 2212/13T |
Gráfico da eficiência enérgica do motor. Pelo que pode ser visto no gráfico a maior (próxima a 80%) fica na faixa de 4 a 8 amperes. |
Testando sem hélice, as velocidades são essas abaixo
Volts | Amps | RPM |
---|---|---|
7 | 0.6 | 7380 |
8 | 0.65 | 8460 |
10 | 0.75 | 10500 |
Testando com hélices
[ref] http://www.flybrushless.com/motor/view/206
Propeller | Gear Ratio | Volts | Amps | Watts | RPM | Speed (mph) | Thrust (g) | Thrust (oz) | RPM as % of Kv*V |
---|---|---|---|---|---|---|---|---|---|
GWS HD 8x4 | 1 | 7 | 3.35 | 23 | 6630 | 25.1 | 226 (4x= 900g) mínimo | 7.97 | 88% |
GWS HD 8x4 | 1 | 7.9 | 4.1 | 32 | 7410 | 28.1 | 287 | 10.12 | 87% |
GWS HD 8x4 | 1 | 8.9 | 4.85 | 43 | 8220 | 31.1 | 347 | 12.24 | 86% |
GWS HD 8x4 | 1 | 9.9 | 5.65 | 55 | 8940 | 33.9 | 420 | 14.82 | 84% |
GWS HD 8x4 | 1 | 10.9 | 6.5 | 70 | 9660 | 36.6 | 495 (4x= 1980g) máximo | 17.46 | 82% |
GWS HD 9x5 | 1 | 6.9 | 5.5 | 37 | 6000 | 28.4 | 348 (4x= 1392g) mínimo | 12.28 | 81% |
GWS HD 9x5 | 1 | 7.9 | 6.7 | 52 | 6660 | 31.5 | 436 | 15.38 | 78% |
GWS HD 9x5 | 1 | 8.9 | 7.85 | 69 | 7290 | 34.5 | 526 | 18.55 | 76% |
GWS HD 9x5 | 1 | 9.9 | 9.25 | 91 | 7920 | 37.5 | 627 (4x= 2508g) máximo | 22.12 | 74% |
APC E 10x5 | 1 | 6.9 | 7 | 48 | 5610 | 26.6 | 406 | 14.32 | 75% |
APC E 10x5 | 1 | 7.9 | 8.45 | 66 | 6120 | 29.0 | 505 | 17.81 | 72% |
APC E 10x5 | 1 | 8.9 | 9.9 | 88 | 6690 | 31.7 | 604 | 21.31 | 70% |
APC E 10x5 | 1 | 9.9 | 11.45 | 113 | 7170 | 34.0 | 702 | 24.76 | 67% |
APC E 10x5 | 1 | 10.9 | 13 (perigo) | 141 | 7650 | 36.2 | 802 | 28.29 | 65% |
GWS HD 10x6 | 1 | 6.9 | 7.2 | 49 | 5610 | 31.9 | 424 | 14.96 | 75% |
GWS HD 10x6 | 1 | 7.9 | 8.7 | 68 | 6180 | 35.1 | 526 | 18.55 | 72% |
GWS HD 10x6 | 1 | 8.9 | 10.1 | 89 | 6690 | 38.0 | 617 | 21.76 | 70% |
GWS HD 10x6 | 1 | 9.9 | 11.7 | 115 | 7200 | 40.9 | 722 | 25.47 | 67% |
GWS HD 10x6 | 1 | 10.9 | 13.25 (perigo) | 144 | 7680 | 43.6 | 817 | 28.82 | 65% |
GWS HD 10x8 | 1 | 10.8 | 18.2 (perigo) | 196 | 6390 | 48.4 | 733 | 25.86 | 55% |
Dados de temperatura do motor (complementando a tabela anterior): [ref] http://www.rcgroups.com/forums/attachment.php?attachmentid=3996646 |
No comments:
Post a Comment